ALUNOS
ENERGIA POTENCIAL
ENERGIA CINÉTICA
ENERGIA MECÂNICA
ENERGIA MECÂNICA E ELÉTRICA
MEIO AMBIENTE
MATA CILIAR
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SARA CASTELHANO KLEINKAUF
CÓDIGO 76100067890
GUARACIABA - SC
PROJETO
UM DIA DE VISITA A ITÁ – SC
TURMAS 2° ANO DO ENSINO MÉDIO
DATA: 10/10/2014
“Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados.” (ONU, 1984)
PROFESSORES RESPONSÁVEIS:
FONE DA ESCOLA: (49) 3645-0118 OU (49) 3645-0401
GUARACIABA 10 DE OUTUBRO DE 2014.
1‐ TÍTULO:
UM DIA DE VISITA A ITÁ – SC
2- JUSTIFICATIVA
Todos os anos a EEB Sara Castelhano Kleinkauf realiza uma visita a uma Usina Hidroelétrica com alunos dos segundos anos do Ensino Médio.
A importância da visitação com alunos do 2° ano do Ensino Médio, se da após terem concluído os estudos sobre as formas de energia; Potencial, Cinética e Mecânica. Esses conteúdos fazem parte dos conteúdos programáticos e fazer uma visitação “in loco” é a forma eficaz de fixar e vivenciar na prática os mesmos.
3- OBJETIVOS GERAIS
- Realizar visitas às estruturas da UHE Itá, suas instalações, e as formas de transformação e de produção de energia.
- Participar junto ao CDA - Centro de Divulgação Ambiental da Usina Hidrelétrica Itá, da história da construção e informações técnicas sobre a produção de energia.
- Visita ao Museu e pontos turísticos.
4 ‐ OBJETIVOS ESPECÍFICOS
FÍSICOS
- Acompanhar minuciosamente as formas de transformação de energia; Potencial, Cinética e Mecânica.
- Coletar dados sobre a produção de energia da UHE Itá.
GEOGRÁFICOS
- Identificar bacia hidrográfica, relevo e vegetação ciliares.
HISTÓRICOS
- Acompanhar os vídeos referente a construção e a relocação das famílias atingidas pela barragem.
FILOSÓFICOS E SOCIAIS
- Identificar as formas de organização presentes na história da construção da UHE – Itá.
LINGUÍSTICOS, CULTURAIS E ARTÍSTICOS
- Compreender as origens, línguas e constituição das famílias que ali vivem.
QUÍMICOS E BIOLÓGICAS
- Conhecer os impactos ambientais causados pela construção da UHE – Itá e as formas utilizadas para amenizar e compensar a flora e fauna.
MATEMÁTICOS
- Identificar custos e benefícios, extensões e volumes.
5- CLIENTELA
São alunos do 2° ano do Ensino Médio.
6- CRONOGRAMA
Dia 10 de outubro de 2014.
Saída de Guaraciaba às 4 horas.
Retorno às 21 horas do mesmo dia.
7- ORÇAMENTO
1 ônibus e 1 micro .................................. R$
Alunos responsáveis pelas despesas pessoais.
TOTAL: ................................................... R$
8- ANEXOS
Orçamentos, confirmação CDA, informações turísticas.
lista de alunos e professores.
“Elaborar projetos é uma forma de independência. É uma abordagem para explorar a criatividade humana, a mágica das ideias e o potencial das organizações. É dar vazão para a energia de um grupo, compartilhar a busca da evolução”. (Kisil R., 2001)
ATIVIDADE:
1) Em grupos de até 7 alunos, postar um comentário dos 7 objetivos específicos devidamente identificados.
Podendo ilustrar com fotos.
Constar nome e turma dos alunos do grupo.
Prazo 27/10/2014.
Podendo ilustrar com fotos.
Constar nome e turma dos alunos do grupo.
Prazo 27/10/2014.
39 comentários:
A Usina foi construída às margens do Rio Uruguai, na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, essa Usina Hidrelétrica Itá tem uma grande potência instalada.
-Físicos- sobre a Energia Mecânica ela apresentou uma grande quantidade de Energia que faz funcionar a usina o qual corresponde a 50% da energia consumida pelo estado de Santa Catarina.
-Geográficos- possui uma vasta vegetação bem cuidada e adequada para o local.
-Históricos- possui uma história de pessoas que batalharam em busca de uma vida melhor e que todo o sucesso que Itá possui foi o resultado de suor e vontade de crescer.
-Possui vários locais de turismo como o Parque Aquático, lagos, locais para atividades esportivas etc.
-Daiane Grando T:222
Turma:222
grupo:Thiago,Tahlia,Fladinei,Valdir, Renato,Lucas-objetivo visita a usina observar instalações,produção.Objetivos específicos-transformação de energia -POTÊNCIAL:energia que se forma a partir da passagem da água nos motores.-CINÉTICA:força da água para girar o motores.-MECÂNICA:rotação dos motores. Geográficos- possui uma vasta vegetação bem cuidada e adequada para o local, mas também partes se cuidados sem mata, meio ambiente mal cuidado.
-Históricos- possui uma história de pessoas que batalharam em busca de uma vida melhor e que todo o sucesso que Itá possui foi o resultado de suor e vontade de crescer.
-Possui vários locais de turismo como o Parque Aquático, lagos, locais para atividades esportivas etc
Viagem de estudos, à usina hidrelétrica de Itá-SC.
Conhecemos a primeira grande usina hidrelétrica concluída pelo setor privado, sendo considerada marco na história da energia elétrica do Brasil. Itá passou a ser referência mundial em tecnologia, consciência social e conservação ambiental. Na viagem, visitamos também, Nova Itá, que está localizada a 5km da usina hidrelétrica, e constitui-se em um grande espaço verde que conserva marcos históricos, conduzindo os visitantes à época e costumes passados, já que, esta cidade nasceu num espaço territorial que antes pertencia a Antiga Itá.
Para mim foi uma experiência muito significativa, não se tratando da própria construção em si, mas sim a transformação pela qual aquela população passou estando à frente de um projeto gigantesco e ambicioso, o qual mudaria suas vidas para sempre. Acredito que esse foi o ponto mais curioso, além da construção e funcionamento da hidrelétrica.
DJEISON VOOS/223.
Uma viagem de estudos onde podemos visitar a usina hidrelétrica de Itá, adquirimos muito conhecimento. Também foi acompanhado o processo de construção da nova cidade onde tivemos a oportunidade de conhecer uma grande cultura. Sobre a Energia Mecânica ela apresentou uma grande quantidade de Energia que faz funcionar a usina o qual corresponde a 50% da energia consumida pelo estado de Santa Catarina foi comentado também sobre a energia potencial e cinética!
-Geográficos- possui uma vasta vegetação bem cuidada e adequada para o local.
-Históricos- possui uma história de pessoas que batalharam em busca de uma vida melhor e que todo o sucesso que Itá possui foi o resultado de suor e vontade de crescer.
-Possui vários locais de turismo como o Parque Aquático, lagos...
Visita a Hidrelétrica de Itá-SC
Conhecemos histórias dessa hidrelétrica, como foi construída, os procedimentos que foram realizados ao londo do processo, bem como, a retirada das moradias e reconstruídas na Nova Itá, também a retirada de todas as especies de animais, e também da vegetação. Para mim foi muito interessante, pois nem tinha ideia de como seria uma hidrelétrica, de como ela funciona e como seria um projeto, as atitudes da população diante de uma situação que envolve muito mais do que o lugar, bem com também a cultura que eles tinham, e que preservaram muito bem, até os dias atuas, formam um ponto turístico muito bonito e organizado.
IVANIA MARA ZORZZI / 223
Visita a Hidrelétrica de Itá-SC
A viagem para Itá foi de grande importância , adquirimos muitos conhecimentos:
MATEMÁTICOS
- teve um custo da ordem de R$ 1 bilhão (em valores da época). O reservatório da UHE ITÁ inunda aproximadamente 103 km² de terras.
FÍSICOS:
Há turbinas hidráulicas que são turbinas projetadas especificamente para transformar a energia hidráulica (a energia de pressão e a energia cinética) de um fluxo de água em energia mecânica na forma de torque e velocidade de rotação.
GEOGRÁFICOS:
possui uma vasta vegetação bem cuidada e adequada para o local.
Alunas: TAINÁ, ANDRESSA, VANESSA ZORZI , GABRIELI E JUCELAINE
TURMA : 223
"Visita a Itá"
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
FÍSICOS
A água represada pelas usinas hidrelétricas possui energia potencial gravitacional.
Quando a água passa pela turbina, ela transformou a energia potencial em energia cinética. Ao acionar a turbina, a energia cinética é transformada em energia mecânica.
A energia mecânica, proveniente das turbinas, aciona os geradores, que geram a eletricidade: energia elétrica que será enviada através de condutores ao seu destino.
Dados sobre a produção de energia da UHE Itá:
*Potência - 1.315 MW. Sua produção representa 61% do consumo total de Santa Catarina e 31% do consumo de energia do Rio Grande do Sul
* Os serviços de operação e manutenção da Itá são executados pela Tractebel Energia, que foi contratada pelo Consórcio Itá, proprietário da Usina.
GEOGRÁFICOS
*Área do reservatório - 141 km².
*O reservatório da UHE ITÁ inunda aproximadamente 103 km² de terras férteis, florestas e regiões ribeirinhas, fazendo alterações na fauna e na fora local.
HISTÓRICOS
Foram inundados 10.260 hectares de solos com potencial agrícola, cerca de US$ 3 milhões de produção renunciada. A construção da barragem deixou vários problemas pendentes, desestruturando as comunidades e os municípios lindeiros ao lago da barragem. Em torno de 12.700 pessoas (3.500 famílias) foram diretamente atingidas. Itá foi o primeiro município brasileiro totalmente coberto pelas águas de uma barragem. As propriedades atingidas somam 3.219, envolvendo 3.585 famílias em 36 núcleos rurais.
A cidade de Itá foi totalmente relocada. A Usina Hidrelétrica de Itá foi inaugurada em 19 de setembro de 1997.
FILOSÓFICOS, SOCIAIS, LINGUÍSTICOS, CULTURAIS E ARTÍSTICOS
*A maioria de seus habitantes é de origem italiana ou alemã.
*Além do turismo trazido pela história da cidade devido a inundação da mesma restando somente as torres da igreja e a reconstrução da cidade, a cidade possui também o complexo turístico Parque Thermas Itá, inaugurado em 12 de novembro de 2004.
QUÍMICOS E BIOLÓGICAS
Na UHE de Itá, foram desenvolvidos 23 programas socioambientais que englobaram trabalhos em diversos campos, como a proteção à fauna e à flora, controle de qualidade da água, limpeza da área a ser inundado, remanejamento da população rural, realocação de núcleos rurais, resgate cultural e histórico, e inclusive a preparação dos municípios para explorar a vocação turística do lago.
MATEMÁTICOS
A construção da UHE ITÁ foi concretizada através de uma parceria com a iniciativa privada viabilizada pelo Consórcio Itá, tendo um custo da ordem de R$ 1 bilhão. Durante a sua construção gerou cerca de 2500 empregos diretos e 1500 indiretos, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.
Integrantes: Endiara Bauer, Eduarda Sulzbach, Fernanda Juchen e Vanessa Spinelli.
Turma: 223.
Visita a Hidrelétrica de Itá-SC
A viagem foi de extrema importância e aprendizado. Localizada na fronteira entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, esta abastece 50% do estado de Santa Catarina. É uma referência no quesito energia potencial e cinética.
-Históricos: conhecemos a cultura da antiga população de Itá e sobre o recomeço da vida dessas pessoas.
-Geográficos: seu projeto visa em cuidar da vegetação local, e reflorestar as margens.
-Turismo: traz inúmeras atividades aquáticas, tirolesa e passeios de trilhas.
Laiana Dalpiaz / 222
Visita de estudos a Itá.
Viagem extremamente interessante onde adquirimos muitos conhecimentos além daqueles que já havíamos vistos em sala de aula. Visitamos a Hidrelétrica, o museu, a Casa Camarolli (espaço dedicado aos pioneiros, com acervo de fotos e objetos sobre a relocação da cidade de Itá e memória do cotidiano). Pudemos também desfrutar das atividades de lazer que lá são oferecidas. Com certeza uma viagem em que aprendemos muito e conseguimos conciliar com as diversas materias que estudamos.
Débora Scapin, turma: 222
"VISITA A ITÁ 10/10/2014"
-Pontos Geográficos- possui uma vasta vegetação bem cuidada e adequada para o local.
-Históricos- possui uma história de pessoas que batalharam em busca de uma vida melhor e que todo o sucesso que Itá possui foi o resultado de suor e vontade de crescer.
-Possui vários locais de turismo como o Parque Aquático, lagos...
Uma viagem de estudos onde podemos visitar a usina hidrelétrica de Itá, adquirimos muito conhecimento. Também foi acompanhado o processo de construção da nova cidade onde tivemos a oportunidade de conhecer uma grande cultura. Sobre a Energia Mecânica ela apresentou uma grande quantidade de Energia que faz funcionar a usina o qual corresponde a 50% da energia consumida pelo estado de Santa Catarina foi comentado também sobre a energia potencial e cinética!
Mônica Cristina Ludwig 223
A visita foi muito importante, pois conseguimos observar de perto a barragem. Também contamos com uma explicação excepcional que fez com que pudéssemos compreender o funcionamento da usina.
Gostamos também de toda a história e a cultura italiana e alemã que a cidade de Itá leva.
Agradeço aos professores e coordenação da escola, por terem proporcionado uma viajem como essa. Pois conseguimos nos divertir e aprender também!
Luiz Felipe Favretto
Turma: 222
Viagem extremamente importante sobre a Usina Hidrelétrica de Itá.Tivemos a oportunidade de conhecer uma grande cultura do povo de lá. Sobre a Energia Mecânica ela apresentou uma grande quantidade de Energia que faz funcionar a usina o qual corresponde a 50% da energia consumida pelo estado de Santa Catarina, comentado também sobre a energia potecial e cinética.Turistas são bem vindos inúmeras atividades aquáticas, tirolesa e passeios de trilhas. Há também uma vasta vegetação bem cuidada e adequada para o local. Concluindo que adquirimos um conhecimento extremamente importante e bom para o aprendizado! Turma:222 jhulia cossul
Alunos: Jardenson, Mauricio, Doglas, Daniel, Huan, Deividy
Turma:222
*Objetivo: Visita de estudo a UHE Itá-SC. Para ver as instalações, produção e utilização da Energia Elétrica.
*Objetivos específicos: Ver as Transformações de energia Elétrica.
*Energia Potencial: É a energia formada através da passagem da água nos motores.
*Energia Cinética: É a força que a água faz para girar as turbinas.
*Energia Mecânica: É formada pela alta rotação dos motores.
**Geográficos- A vegetação presente é em grande quantidade aos redores do posso. Mas da pra se perceber que nas margens do rio ela é bastante degradada. A grande parte da vegetação existente é bem cuidada. Também vimos na represa uma grande quantidade de lixos industrializados. (chinelos, bolas, litros...)
**Históricos: Após a anunciação da construção da represa e que tamparia toda a cidade. As pessoas se mobilizaram e reconstruíram uma nova cidade. Com muita determinação e força tiveram suas casa reconstruídas pela empresa que construiu a atual UHE-Itá.
**Uma cidade bem cuidada, com bastante mata verda e Possui vários locais de turismo como as Thermas-Itá, conhecidas mundialmente, o Parque Aquático, lagos, locais para atividades esportivas. e o ponto principal de Itá as submersas tores da Igreja Católica da cidade velha de Itá.
Huan Diego Fransozi
Turma 222
Jucelaine de Campos
turma: 223
Jéssica Kemper
Turma: 223
Gabrieli Pellegrini
turma:223
Vanessa Zorzi
turma: 223
Andressa Paula Parisotto
turma: 223
Jéssica Soteli
turma: 224
Valentin ARENT
TURMA: 223
Edenilson finger
turma: 223
Grupo: Cleomara Chantala Guilherme Jessica Joao Gabriel. Turma 223.
Viagem de estudos a Itá obtivemos grande conhecimento.
-POTÊNCIAL:energia que se forma a partir da passagem da água nos motores.-CINÉTICA:força da água para girar o motores.-MECÂNICA:rotação dos motores.
Históricos- possui uma história de pessoas que batalharam em busca de uma vida melhor e que todo o sucesso que Itá possui foi o resultado de suor e vontade de crescer.
-Possui vários locais de turismo.
'Visita a Itá '
OK
'Visita a Itá '
OK
"Visita a Ita"
Ok.
Nossa viagem de estudos a Usina Hidrelétrica de Itá, foi uma grande oportunidade para compreendermos os diversos trabalhos que tiveram que ser realizados na construção da mesma! Toda sua história, fascinante, todos os gastos em equipamentos avançados e todas as preocupações que viriam a surgir, como a preservação da Mata Ciliar e as diversas espécies animais e vegetais que deveriam ser recolhidas, sem constarmos que a colaboração da comunidade fora crucial! Hoje, abastece aproximadamente 50% do estado Catarinense, e acredita-se que não terá mais utilidade daqui a 150 anos! Também desenvolve diversos projetos de preservação ao meio ambiente, e sempre que possível atende ao público para mostrar os interesses, objetivos e a própria história da Usina! Para mim foi uma experiência e tanto, pois além de adquirir conhecimento aprendemos um pouco mais sobre a cultura e história do nosso estado! Fabiana Lazzari - 223
Nossa viagem de estudos a Usina Hidrelétrica de Itá, foi uma grande oportunidade para compreendermos os diversos trabalhos que tiveram que ser realizados na construção da mesma! Toda sua história, fascinante, todos os gastos em equipamentos avançados e todas as preocupações que viriam a surgir, como a preservação da Mata Ciliar e as diversas espécies animais e vegetais que deveriam ser recolhidas, sem constarmos que a colaboração da comunidade fora crucial! Hoje, abastece aproximadamente 50% do estado Catarinense, e acredita-se que não terá mais utilidade daqui a 150 anos! Também desenvolve diversos projetos de preservação ao meio ambiente, e sempre que possível atende ao público para mostrar os interesses, objetivos e a própria história da Usina! Para mim foi uma experiência e tanto, pois além de adquirir conhecimento aprendemos um pouco mais sobre a cultura e história do nosso estado! Fabiana Lazzari - 223
Usina de Ita
Lugar onde a água é separada do lixo, a água passa por turbinas saindo do outro lado com uma forte pressão. Esse deslocamento da água faz parte da energia cinética.
Em outro ponto da visita vimos onde a energia é gerada.
Aunas: Gabrieli, Maiara, Maiki e Vanessa S.
Turma: 221
Elisabeth M. Zapelini
Turma :222
Gostei muito da nossa viagem para Itá.
Sthefany Muhl
Turma: 223
Foi uma grande oportunidade para entendermos os diversos trabalhos que tiveram que ser realizados na construção da cidade de Itá.
Postar um comentário