
Secretaria de
Estado da Educação
Gerência
Regional de Educação de São Miguel do Oeste
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PLANO
DE CURSO DE FÍSICA
ENSINO MÉDIO
TURMAS
MÉDIO INOVADOR - 1ª Série
TURMAS: 111, 112 e
113.
ENSINO MÉDIO NOTURNO: 114
MÉDIO INOVADOR - 2 ª
Série
TURMAS: 221. 222.
ENSINO MÉDIO NOTURNO: 223 e 224.
MÉDIO INOVADOR - 3 ª
Série
TURMA: 331.
ENSINO MÉDIO NOTURNO: 332.
PROFESSOR
JOÃO DOMINGOS BAPTISTELLA
e-mail: joaodeducon@hotmail.com
ANO: 2017
PLANO
DE CURSO
OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA
Tornar os estudantes familiarizados com os conceitos, leis, princípios
fundamentais da física, o entendimento dos seus significados, a compreensão das
ideias que estão por trás desses conceitos, desenvolvendo nos estudantes a habilidade
de manipular essas ideias e aplicá-las na análise de situações concretas e na
resolução de problemas que envolvam os conceitos fundamentais da física.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Despertar curiosidade diante de fatos e
fenômenos;
·
Observar a natureza com olhar cientifico;
·
Analisar experimentos propondo explicações e
relacionando com o conhecimento adquirido pelo aluno;
·
Identificar grandezas físicas que correspondem a
situações cotidianas para ser capaz de medir e comparar;
·
Dar significado físico as grandezas
quantificadas;
·
Expressar-se de maneira correta, usando a
linguagem cientifica na produção de textos, relatórios, transpondo para
situações reais os conhecimentos adquiridos;
·
Contestar através do senso critico os modelos
pré-estabelecidos;
·
Desenvolver o gosto pela investigação
científica;
·
Reconhecer os fenômenos que são explicados pela
física.
METODOLOGIA
Serão
ministradas aulas expositivas e sempre que possível experimento, mostrando a
relação dos conceitos e modelos, interagindo teoria e prática do próprio aluno,
onde se fará o uso de ferramentas como data show, retroprojetor, sala de vídeo,
sala de informática, biblioteca e DVD e práticas a campo e no laboratório de
Física.
RECURSOS
Sala
de Aula; Quadro branco; pincel; Mídias; Livros; Revistas; Laboratório de
Informática e de Física.
Viagens
de estudo para a 1ª. série, 2ª. série e 3ª. série, contextualizando,
respectivamente, cada passeio ao seu conteúdo programático abordando a inter e
a multidisciplinaridade.
AVALIAÇÃO
·
Exercícios individuais/grupal;
·
Relatórios experimentais;
·
Apresentação de trabalhos, experiências, entrega
do trabalho;
·
Interesse, assiduidade, pontualidade e
participação do aluno;
·
Evolução do educando no decorrer do bimestre;
·
Avaliação escrita;
·
Recuperação será realizada de acordo com a
necessidade do aluno, tanto de conteúdo quanto de nota, de forma que o aluno
desenvolva o conteúdo e a nota defasada, podendo assim acompanhar seus colegas.
“PROPORCIONAR O ENSINO COM QUALIDADE,
POSSIBILITANDO DESENVOLVER NO ALUNO A CONSCIENTE CRÍTICO, DEMOCRÁTICO, CULTURAL
E ATUANTE, PREPARANDO-O PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA”.
1 ª Série - ENSINO
MÉDIO - TURMAS: 111, 112, 113 e 114.
1 medidas
1.1 Os
ramos da Física
1.2 Potência
de 10 – Ordem de grandeza
1.3 Algarismos significativos
1.4 Operação com algarismos significativos
1.5 A origem do sistema
métrico .
Sistema Internacional de unidades – SI.
2- CINEMÁTICA
DO PONTO MATERIAL
2- Movimento
retilíneo.
2.1 Referencial,
repouso e movimento:
2.2 Movimento
Retilíneo e Uniforme
2.3 Velocidade
Média
2.4 Movimento
retilíneo uniformemente variado.
2.5 Queda
Livre.
3- VETORES –
Movimento curvilíneo
3.1 Grandezas vetoriais e escalares.
3.2 Operações com vetores.
3.3 Vetores resultantes de velocidade e aceleração,
movimentos circulares.
4 - Leis de Newton
4.1 1ªLei de Newton.
4.2 2ªLei de Newton.
4.4 3ªLei de Newton.
4.4 Força e equilíbrio de uma partícula, equilíbrio do corpo
rígido.
5- FORÇA: 2ª Lei de newton
5.1 2ª Lei de Newton
5.2 Unidades de
Força e massa.
5.3 Massa e peso.
5.4 Queda com
resistência do ar.
5.5 Forças no
movimento circular.
6. GRAVITAÇÃO UNIVERSAL
6.1 Leis de Kepler
6.2 Gravitação
universal
6.3 Movimento dos
satélites.
6.4 Variação da
aceleração da gravidade.
LEIS DE CONSERVAÇÃO
7
– Conservação da energia.
7.1 Trabalho de uma
força.
7.2 Potência.
7.3 Trabalho e energia cinética.
7.4 Energia potencial gravitacional.
7.5 Energia potencial elástica.
7.6 Conservação da energia
8
CONSERVAÇÃO DA QUANTIDADE DE MOVIMENTO
8.1 Impulso e quantidade de movimento.
8.2 Quantidade de
movimento de um sistema de partículas
8.3 Conservação da
quantidade de movimento.
8.4 Forças impulsivas
e colisões.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS FÍSICA - 2ª Série
MÉDIO INOVADOR - TURMAS: 221 e 222.
ENSINO MÉDIO NOTURNO - TURMAS: 223 e 224.
9 HIDROSTÁTICA
9.1 Pressão e massa
específica.
9.2 Pressão
atmosférica.
9.3 Variação da
pressão com a profundidade.
9.4 Princípio de
Arquimedes.
Temperatura – calor –
dilatação GASES
1. Temperatura e dilatação
1.1 Escalas termométricas.
1.2 Dilatação de sólidos.
1.3 Dilatação de líquidos.
2 COMPORTAMENTO
DOS GASES.
2.1 Transformações
gasosas.
2.2 Lei de Avogadro.
2.3 Equação de estado
de um gás ideal.
2.5 Modelo molecular
de um gás.
Unidade 2 - TERMODINÂMICA
3 PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA.
3.1 O calor como
energia.
3.2 Transferências de
calor.
3.3 Capacidade
térmica e calor específico.
3.4 Trabalho em uma
variação de volume.
3.5 Segunda Lei da
Termodinâmica;
3.6 Máquinas térmicas
– rendimento de máquinas térmicas. Motores a explosão.
4. MUDANÇAS DE FASES
4.1 Sólidos, líquidos
e gases.
4.2 Fusão e
solidificação.
4.3 Vaporização e
condensação.
4.4 Influência da
pressão.
4.5 Sublimação –
diagrama de fases.
4.6 Comportamento de
um gás real.
UNIDADE 3 - ÓPTICA E
ONDAS
5 - Reflexão da luz –
Natureza da luz – filtros de luz – filtros solares para a pele
5.1 Leis
da reflexão da luz.
5.2 Espelhos
planos e espelhos esféricos.
5.3 Imagem
do ponto material. Imagem do objeto extenso.
5.4 Equação
dos espelhos esféricos.
5.5 Velocidade da
luz. Espelhos retrovisores dos veículos. Faróis Trânsito.
6. REFRAÇÃO DA LUZ
6.1 Refração
da luz. 6.2 Dispersão da luz. Leis da refração. Dioptro
plano.
6.3 Lentes
esféricas. 6.4 Formação de imagens nas lentes esféricas.
6.5 Instrumentos
óticos. Luzes e cores.
MÉDIO INOVADOR -
TURMA: 331 e 332.
ENSINO MÉDIO NOTURNO
- TURMAS: 333 e 334.
7. MOVIMENTO
ONDULATÓRIO
7.1 Movimento
harmônico simples. Ondas em uma corda.
7.2 Ondas na
superfície de um líquido. 7.3 Difração. Interferência com a luz.
7.4 Ondas
sonoras. Efeito Doppler.
CAMPO E POTENCIAL ELÉTRICO
1. CARGA
ELÉTRICA 1.1 Processos de eletrização. 1.2
Condutores e isolantes.
1.3 Indução e polarização. Eletroscópios. Lei de
Coulomb.
2. CAMPO ELÉTRICO 2.1
Conceito de campo elétrico.
2.2 Campo elétrico criado por cargas elétricas
puntiformes.
2.3 Linhas de força. Comportamento de um
condutor eletrizado.
2.5 Rigidez dielétrica – poder das pontas.
Descargas elétricas em veículos.
3. POTENCIAL ELÉTRICO
3.1 Diferença de potencial. Voltagem num campo
elétrico uniforme.
3.2 Voltagem num campo criado por carga elétrica
puntiforme.
3.3 Superfícies equipotenciais. Gerador de Van
der Graaff.. Experi de Millikan.
Acidentes
domésticos com eletricidade.
CAPACITORES -
Carga elétrica em um capacitor. Associação de capacitores. energia em um
capacitor.
UNIDADE 2 –
CIRCUITOS ELETRICOS DE CORRENTE CONTÍNUA
4. Corrente
elétrica; circuitos simples. 4.1
Resistência elétrica. 4.2 Lei de
Ohm.
4.3 Associação de resistências. Instrumentos
elétricos de medidas.
4.4 Potência em um elemento de circuito.
4.5 Variação da resistência com a temperatura.
Efeito Joule. eletricidade.
5. FORÇA ELETROMOTRIZ
Força
eletromotriz. Equação do circuito. A
voltagem nos terminais de um gerador.
Válvulas
eletrônicas e transistores.
UNIDADE 3
- ELETROMAGNETISMO
6. CAMPO MAGNÉTICO 6.1
Magnetismo. 6.2 Eletromagnetismo.
6.3 Campo magnético 6.4
Movimento circular em um campo magnético.
6.5 Força magnética em um condutor. 6,6 O
Ciclotron.
7. Campo magnético em um condutor retilíneo.
7.1 Campo magnético no centro de uma espira
circular. Solenóides.
7.2 Influência do meio na intensidade do campo
magnético. Lei de Biot-Savart.
8. INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
8.1 Força
eletromotriz induzida. 8.2 Lei de Faraday. Lei de Lenz;Transformadores.
8.3 Ondas
eletromagnéticas. Espectro eletromagnético.
Geração,
transmissão e distribuição de energia elétrica.
UNIDADE 4
- FÍSICA CONTEMPORÂNEA
9. TEORIA DA
RELATIVIDADE E FÍSICA QUANTICA RELATIVIDADE ESPECIAL
Relatividade
geral; Princípios básicos da física quântica
Barreiras de
potencial; Partículas elementares.
Estruturas complexas.
PROFESSOR: JOÃO DMINGOS
BAPTISTELLA
e-mail: joaodeducon@hotmail.com
PLANO DE CURSO DE CIÊNCIAS
ENSINO FUNDAMENTAL
ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA
NATUREZA
Ensino Fundamental - 9º ano
TURMA 91
PROFESSOR JOÃO DOMINGOS BAPTISTELLA
ANO: 2017
PLANO DE CURSO
OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA
Tornar os estudantes familiarizados com os conceitos, leis, princípios
fundamentais da ciências, o entendimento dos seus significados, a compreensão
das ideias que estão por trás desses conceitos, desenvolvendo nos estudantes a
habilidade de manipular essas ideias e aplicá-las na análise de situações
concretas e na resolução de problemas que envolvam os conceitos fundamentais da
ciências. Adquirindo a compreensão do ambiente
natural, social, político, econômico, tecnológico, cultural e dos valores que
fundamentam a sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Entender as propriedades da matéria e suas
mudanças de estado físico, constituição e transformações.
·
Diferenciar substâncias simples, compostas,
puras e misturas.
·
Identificar os modelos atômicos dos átomos,
número atômico e de massa e sua caracterização.
·
Compreender a organização da tabela periódica
bem como os tipos de ligações.
·
Reconhecer tipos de funções inorgânicas; ácidos,
bases, sais e óxidos.
·
Reconhecer os reagentes e produtos de uma reação
química.
·
Despertar curiosidade diante de fatos e
fenômenos;
·
Observar a natureza com olhar cientifico;
·
Analisar experimentos propondo explicações e
relacionando com o conhecimento adquirido pelo aluno;
·
Identificar grandezas físicas que correspondem a
situações cotidianas para ser capaz de medir e comparar;
·
Dar significado físico as grandezas
quantificadas;
·
Expressar-se de maneira correta, usando a
linguagem cientifica na produção de textos, relatórios, transpondo para
situações reais os conhecimentos adquiridos;
·
Contestar através do senso crítico os modelos
pré-estabelecidos;
·
Desenvolver o gosto pela investigação
científica;
·
Reconhecer os fenômenos que são explicados pela
física.
METODOLOGIA
Serão
ministradas aulas expositivas e sempre que possível experimento, mostrando a
relação dos conceitos e modelos, interagindo teoria e prática do próprio aluno,
onde se fará o uso de ferramentas como data show, retroprojetor, sala de vídeo,
sala de informática, biblioteca e DVD e práticas a campo e no laboratório de Ciências.
RECURSOS
Sala
de Aula; Quadro branco; pincel; Mídias; Livros; Revistas; Laboratório de
Informática e de Ciências.
Viagens
de estudo para a 9ª ano, contextualizando, respectivamente, cada passeio ao seu
conteúdo programático abordando a inter e a multidisciplinaridade.
AVALIAÇÃO
·
Exercícios individuais/grupal;
·
Relatórios experimentais;
·
Apresentação de trabalhos, experiências, entrega
do trabalho;
·
Interesse, assiduidade, pontualidade e
participação do aluno;
·
Evolução do educando no decorrer do bimestre;
·
Avaliação escrita;
·
Recuperação será realizada de acordo com a
necessidade do aluno, tanto de conteúdo quanto de nota, de forma que o aluno
desenvolva o conteúdo e a nota defasada, podendo assim acompanhar seus colegas.
CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS:
* Matéria e energia.
* Propriedades gerais da matéria.
* Propriedades específicas da matéria.
* O átomo.
* Os elementos químicos.
* Organizando os elementos.
* A classificação periódica.
* As ligações químicas.
* As substâncias e as misturas.
* Funções químicas.
* Ácidos e bases.
* Sais e óxidos.
* Reações químicas.
* O movimento com velocidade constante.
* O movimento com aceleração.
* Forças.
* A atração gravitacional.
* Trabalho e energia.
* Máquinas que facilitam o dia a dia.
* O calor.
* Transmissão do calor.
* As ondas e o som.
* A natureza da luz.
* Espelhos e lentes.
* Eletricidade e magnetismo.
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