domingo, 9 de julho de 2017

VIAGEM PARA ITÁ SC. 06/07/2017

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SARA CASTELHANO KLEINKAUF
CÓDIGO 76100067890
GUARACIABA  -  SC
   
PROJETO
UM DIA DE VISITA  A  ITÁ – SC
TURMAS 2° ANO DO ENSINO MÉDIO INOVADOR 

   
“Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados.” (ONU, 1984)

 PROFESSORES RESPONSÁVEIS:
JOÃO DOMINGOS BAPTISTELLA.
CACIANA RAFALOSKI
FONE DA ESCOLA: (49) 3645-0118 OU (49) 3645-0401

 GUARACIABA 13 DE MARÇO DE 2017.

1 TÍTULO:
UM DIA DE VISITA A  ITÁ – SC

2- JUSTIFICATIVA

Todos os anos a EEB Sara Castelhano Kleinkauf realiza uma visita a uma Usina Hidroelétrica com alunos dos segundos anos do Ensino Médio.
A importância da visitação com alunos do 2° ano do Ensino Médio, se dá após terem concluído os estudos sobre as formas de energia; Potencial, Cinética e Mecânica. Esses conteúdos fazem parte dos conteúdos programáticos e fazer uma visitação “in loco” é a forma eficaz de fixar e vivenciar na prática os mesmos.

3- OBJETIVOS GERAIS


- Realizar visitas às estruturas da UHE Itá, suas instalações, e as formas de transformação e de produção de energia.

- Participar junto ao CDA - Centro de Divulgação Ambiental da Usina Hidrelétrica Itá, da história da construção e informações técnicas sobre a produção de energia.

- Visita ao Museu e pontos turísticos.
  
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

FÍSICOS
- Acompanhar minuciosamente as formas de transformação de energia; Potencial, Cinética e Mecânica.
- Coletar dados sobre a produção de energia elétrica da  UHE Itá.
- Anotar dados como, voltagem, frequência, potência geradas pela UHE.

GEOGRÁFICOS
- Identificar bacia hidrográfica, relevo e vegetação nas imediações, ou seja, matas ciliares e espaços degradados.

HISTÓRICOS
- Acompanhar os vídeos referente a construção e a relocação das famílias atingidas pela barragem.

FILOSÓFICOS E SOCIAIS
- Identificar as formas de organização presentes na história da construção da UHE – Itá.

LINGUÍSTICOS, CULTURAIS E ARTÍSTICOS
- Compreender as origens, línguas e constituição das famílias que ali vivem.

QUÍMICOS E BIOLÓGICAS
- Conhecer os impactos ambientais causados pela construção da UHE – Itá e as formas utilizadas para amenizar e compensar a flora e fauna.

MATEMÁTICOS
- Identificar custos e benefícios, extensões (áreas) e volumes do lago.

5- CLIENTELA

            São 54 alunos do 2° ano do Ensino Médio Inovador.
Compreendendo as turmas 221, 222.

 5- CLIENTELA

            São 54 alunos do 2° ano do Ensino Médio Inovador.
Compreendendo as turmas 221, 222.
  
6- CRONOGRAMA

            Dia 06 de JULHO de 2017.
            Saída de Guaraciaba às 3 horas com previsão de chegada para as 8 horas.
            Retorno às 22 horas do mesmo dia.
  
7-_ ORÇAMENTO
 “Elaborar projetos é uma forma de independência. É uma abordagem para explorar a criatividade humana, a mágica das ideias e o potencial das organizações. É dar vazão para a energia de um grupo, compartilhar a busca da evolução”. (Kisil R., 2001)
  
GUARACIABA 06 DE JULHO DE 2017.


















































































































10 comentários:

Unknown disse...

A visita feita para Itá, teve o intuito de mostrar a estrutura e como funciona uma usina hidrelétrica, acompanhada de uma linda história de superação de toda a população que vivia na antiga cidade, mas com grandes avanços econômicos para nova que foi construída.
Umas das coisas que mais despertou a atenção foi a utilização de varias energias para que a usina funciona-se como previsto.
A força da água, conhecida como energia mecânica após passar pelas turbinas, antes de se tornar energia elétrica a energia primária é convertida para a energia cinética, logo o ultimo elemento dessas transformações é o gerador que converte o movimento rotatório da turbina em energia elétrica.

Jennifer Cristina Zorzi - Turma:222

Unknown disse...

A Visita á cidade de Itá, nos mostrou sobre o funcionamento da Usina lá Instalada e também sobre uma vasta história desde o principio do seu projeto até a finalização da mesma.
A construção dessa obra foi muito bem planejada, resultando em uma importante fonte energética. Foram pensados nos mínimos detalhes, desde o seu planejamento, restaurações, sistemas de segurança e até em novos meios de produzir energia.
Além de ser um Ícone de produção de energia, essa cidade possui varias revelações históricas a contar, entre elas o deslocamento da população a um novo centro urbano entre outras histórias de vida.


Jéssica Mara Ludwig - 222

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Não há palavras para descrever tudo que foi visto e concerteza todos que foram nessa viagem trouxeram um grande conhecimento sobre a emocionante história da nova cidade de Itá.
Também visitamos a usina hidrelétrica onde abrange os conteúdos já estudados em física que seriam a energia potencial, mecânica, cinética e por fim elétrica, todos esses processos dependem de uma grande estrutura.
Tivemos a oportunidade de realizar uma trilha na floresta onde conhecemos diversos tipos de árvores. Foi um dia inesquecível!!

Charline Junges Knob - Turma 222

Unknown disse...

No último dia 6 de Julho, tivemos a oportunidade de fazer uma visita à cidade de Itá, a qual seu turismo aumenta a cada ano em virtude da construção da Usina Hidrelétrica de Itá.
Ela localiza-se no Rio Uruguai, que desemboca na Argentina. O percurso total do rio é de 1.770 Km.
Esta construção mexeu muito com o emocional dos habitantes da antiga Itá, mas após sua construção, esta foi bem aceita e vem trazendo muitos benefícios não somente para seus habitantes, mas também para o país.
A viagem foi de grande importância para ampliar o conhecimento dos alunos e para conhecer do que nosso estado tem a nos oferecer através de seus recursos naturais.

Jaline Rossato - Turma 222

Daiara Pizetta disse...

Foi realizada no dia 06/07 uma viajem escolar para a usina hidrelétrica para Ita, após conhecermos a linda história da antiga Ita, podemos também ver o grande potencial hidrelétrico que lá possui.

Daiara Pizetta - Turma 222

Stéfani Bourscheidt disse...

Quinta foi dia de um passeio escolar
Conhecemos a Usina Hidroelétrica de Itá
Usufruímos do lugar encantador
Muitos conhecimentos com amor.

Stéfani Bourscheidt - Turma 222

Unknown disse...

No dia 6 de julho foi realizado um passeio escolar com destino a Itá. Com intuito de obtermos mais conhecimento sobre as usinas hidrelétricas, sua estrutura e historia.

Vanessa Ogliari - 222

Unknown disse...

Dia 06/07 foi realizada um passeio com o intuito de obter conhecimento, no município de Ita aprendemos muitas coisas relacionadas a usina hidrelétrica como a transformação e produção de energia, na questão de como mudaram o município de região de uma maneira muito bem pensada e executada, concluindo então que essa viagem foi bem interessante, educativa e explicativa

Lucas Arconti - 222

Unknown disse...

A realização da viagem feita à Ita com os 2º anos do EMI, nos trouxe um grande conhecimento sobre a formação da cidade, sua história passada, o modo de pensar e de agir na construção e principalmente dos seus atrativos e objetivos. Muitas pessoas ao serem retiradas de suas casas para a construção da hidroelétrica tiveram de escolher entre: trocar suas terras por outra onde seria a nova cidade incluindo a casa ou por uma quantia em dinheiro, e para muitos que apenas tinham se adomado das terras sem comprovantes de residência poderiam ter suas terras e casas se morassem por 10 anos, assim no intuito do projeto, foram usados 8 milhões de toneladas de rochas retiradas do próprio escava mento para a construção da barragem da usina, cuja, possui 50 centímetros de espessura, com 5 geradores de energia, produz cerca de 1 bilhão 450 milhões de watts, capaz de abastecer 2 milhões e 500 mil pessoas, metade do estado de SC, e por isso ela é a terceira maior hidrelétrica em produção de energia, com um melhor abastecimento nas regiões do Sul e Sudeste. O horto botânico produz varias espécies: cedro, angico, ipê, ortigas, canela, araucária, etc. São mais de 100 espécies, construída em 1986 com a missão de produzir mudas para a arborização da nova cidade, sua capacidade de reprodução é de 130 mil mudas por ano, desde a sua implantação já reproduziu mais de 2 milhões. Pode-se observar que, é um município com aproximadamente 7 mil habitantes, de intenção voltada mais ao turismo, possuindo atrativos que nos mostra como é a geração de energia, tipos e estruturas das plantas, a sua cultura, os artefatos, em fim, um ótimo lugar para aprimorar seus conhecimentos em qualquer matéria.

Nome: Carla Cristina Wolfart - 222