terça-feira, 4 de dezembro de 2018

“UM DIA DE VISITA EM ITÁ – SC”.











































ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SARA CASTELHANO KLEINKAUF
CÓDIGO 76100067890
GUARACIABA  -  SC

Ilmo. Sr.

         Conforme determina Portaria Nº/907 de 28/03/2018, que institui as diretrizes que regulamentam as viagens de estudo realizados em cursos de Ensino Médio, com jornada ampliada na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina.
Sendo a referida Atividade de estudo, parte integrante do Projeto Político Pedagógico de nossa Unidade Escolar, planejada intencionalmente, interdisciplinarmente objetivando potencializar conceitos das diferentes áreas do conhecimento.
Atendendo assim os tramites burocráticos legais, encaminhamos em anexo o projeto “UM DIA DE VISITA EM ITÁ – SC”.

 Nestes termos peço deferimento.

 Atenciosamente.
  
 Guaraciaba, 25 de junho de 2018.

  
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SARA CASTELHANO KLEINKAUF
CÓDIGO 76100067890
GUARACIABA  -  SC



PROJETO
UM DIA DE VISITA  EM  ITÁ – SC
TURMAS 2° ANO DO ENSINO MÉDIO INOVADOR 




“Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados.” (ONU, 1984)



PROFESSORES RESPONSÁVEIS:
JOÃO DOMINGOS BAPTISTELLA.
CACIANA RAFALOSKI
FONE DA ESCOLA: (49) 3645-0118 OU (49) 3645-0401


ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SARA CASTELHANO KLEINKAUF
CÓDIGO 76100067890
GUARACIABA  -  SC
   
1 TEMA DA VIAGEM:
  
UM DIA DE VISITA A  ITÁ – SC

2- JUSTIFICATIVA
   
Em cumprimento ao que determina Portaria N/007 de 28/03/2018, que institui as diretrizes que regulamentam as viagens de estudo realizados em cursos de Ensino Médio, com jornada ampliada na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina.
Considerando que a referida viagem de estudo é parte integrante do Projeto Político Pedagógico de nossa Unidade Escolar, planejada intencionalmente, interdisciplinarmente objetivando potencializar conceitos das diferentes áreas do conhecimento.
Assim, todos os anos a EEB Sara Castelhano Kleinkauf realiza uma visita a Usina Hidroelétrica de Itá (UHE), Centro de Divulgação Ambiental da Usina Hidrelétrica ItáCDA, Museu e o horto florestal com alunos dos segundos anos do Ensino Médio.
A importância da visitação com alunos do 2° ano do Ensino Médio, se dá após terem concluído os estudos sobre as formas de energia; Potencial, Cinética e Mecânica. Esses conteúdos fazem parte dos conteúdos programáticos e fazer uma visitação “in loco” é a forma eficaz de fixar e vivenciar na prática os mesmos. Também a citar o eixo norteador: Ambiente e saúde no processo de sustentabilidade.
  
3- OBJETIVOS GERAIS
  
- Realizar visitas às estruturas da UHE Itá, suas instalações, e as formas de transformação e de produção de energia.

- Participar junto ao CDA - Centro de Divulgação Ambiental da Usina Hidrelétrica Itá, da história da construção e informações técnicas sobre a produção de energia.

- Visitar o Museu e pontos turísticos.

- Visitar o horto florestal com palestras formativas na trilha do serelepe.
  
 REFERENCIAL TEÓRICO
  
O CDA - Centro de Divulgação Ambiental da Usina Hidrelétrica Itá, dispõem de material humano e capacitado para o atendimento aos visitantes, proporcionando palestras com audiovisuais da história da construção e informações técnicas sobre a produção de energia.
Ao realizar visitas às estruturas da UHE Itá, suas instalações, nos permite constatar “in loco” como ocorrem os processos de produção e as formas de transformação de energia. O acompanhamento do guia especializado e capacitado para essa finalidade contribui na orientação, apresentação de cada etapa e no fornecimento de dados e informações importantes e atualizadas do processo de produção.
            O Museu é possível visualizar réplicas das casas, comércio, igreja, utensílios domésticos antigos, móveis e diferentes utensílios. Itá também possui pontos turísticos, pontos de observações (mirante) e um marco na praça central chamada de marco fundamental a “Pedra Itá”.
            O horto florestal revela um projeto grandioso no resgate de espécies nativas, com georreferenciamento das plantas usadas como fornecedoras da genética, espaços recuperados pelo reflorestamento, municípios da área da abrangência do projeto, quantidade de mudas produzida anualmente. A trilha do serelepe é um passeio na mata a qual propicia momentos de observância das mais variadas espécies devidamente identificadas, nascentes de água, solos protegidos, palestras sobre conduta e ação do homem sobre o ambiente.
  
6- ÁREAS DO CONHECIMENTO, OBJETIVOS ESPECÍFICOS INTERDISCIPLINARES

6.1 FÍSICOS – OBJETIVOS, CONCEITOS E CONTEÚDOS
- Acompanhar minuciosamente as formas de transformação de energia; Potencial, Cinética e Mecânica.
- Coletar dados sobre a produção de energia elétrica da  UHE Itá.
- Anotar dados como, voltagem, frequência, potência geradas pela UHE.

6.2 GEOGRÁFICOS – OBJETIVOS, CONCEITOS E CONTEÚDOS.
- Identificar bacia hidrográfica que envolve o programa, relevo e vegetação nas imediações, ou seja, projeto horto florestal e preservação das matas ciliares e espaços degradados.

6.3 HISTÓRICOS – OBJETIVOS, CONCEITOS E CONTEÚDOS.
- Acompanhar os vídeos referente a construção e a relocação das famílias atingidas pela barragem.

6.4 FILOSÓFICOS E SOCIAIS – OBJETIVOS, CONCEITOS E CONTEÚDOS.
- Identificar as formas de organização presentes na história da construção da UHE – Itá.

6.5 LINGUÍSTICOS, CULTURAIS E ARTÍSTICOS – OBJETIVOS, CONCEITOS E CONTEÚDOS.
- Compreender as origens, línguas e constituição das famílias que ali vivem.

6.6 QUÍMICOS E BIOLÓGICAS – OBJETIVOS, CONCEITOS E CONTEÚDOS.
- Conhecer os impactos ambientais causados pela construção da UHE – Itá e as formas utilizadas para amenizar e compensar a flora e fauna.

6.7 MATEMÁTICOS – OBJETIVOS, CONCEITOS E CONTEÚDOS
- Identificar custos e benefícios, extensões (áreas) e volumes do lago.
  
7-  ATIVIDADE E AVIALIAÇÃO
- Relatório, fotografias, registros e narrativa dos dados e das observações registradas, atendendo os objetivos específicos de cada disciplina.

8- CLIENTELA

            São 70 alunos do 2° ano do Ensino Médio Inovador.
Compreendendo as turmas 221, 222 e 223.

9- CRONOGRAMA

            Dia 03 de setembro de 2018.
            Saída de Guaraciaba às 3 horas com previsão de chegada para as 8 horas.
            Retorno às 22 horas do mesmo dia.
  
10-  ORÇAMENTO

            2 ônibus capacidade mínima para  70  passageiros.
  
11- ANEXOS

Orçamentos, confirmação CDA, informações turísticas.

PROFESSORES:      

 “Elaborar projetos é uma forma de independência. É uma abordagem para explorar a criatividade humana, a mágica das ideias e o potencial das organizações. É dar vazão para a energia de um grupo, compartilhar a busca da evolução”. (Kisil R., 2001)


GUARACIABA 25 DE JUNHO DE 2018.


































4 comentários:

JOÃO_FÍSICA disse...

Postagens dos alunos deverão ser feita conforme o Tema escolhido.

Jéssica Casagrande disse...

RELATÓRIO DE FÍSICA: ASPECTOS MATEMÁTICOS
ALUNOS: DÉBORA REBONATTO
FELIPE BEDIN
ISABEL GABRIELLY
JÉSSICA CASAGRANDE
TURMA:222

INFORMAÇÕES TÉCNICAS DO RESERVATÓRIO
 NÍVEIS D'ÁGUA
Máximo maximorum (enchente máxima provável): 375,70 m
Máximo normal: 370,00 m
Mínimo operacional: 364,00 m

 ÁREAS
De drenagem no local da Usina: 44.500 km²
Do reservatório na El. 370 m: 141 km²

 VOLUMES
Total acumulado na El. 370 m: 5.100 hm³
Útil entre as El. 370 e 364 m: 750 hm³

 BORDA LIVRE ACIMA DO NÍVEL MÁXIMO NORMAL
Estruturas em concreto (6m+1m de muro): 7 m
Barragem principal (5,5m+1,5 m de muro): 7 m
Diques: 7 m

 NÍVEL D'ÁGUA À JUSANTE
Máximo normal - sem considerar o reservatório de Foz do Chapecó e com cinco unidades geradoras em operação: 265,05 m
Mínimo - idem, porém com uma unidade em operação: 262,45 m
Máximo maximorum: 291,40 m
Médio: 264,30 m

 VAZÕES
Média do período observado (1958/91): 1.080 m³/s
Mínima diária observada (7/3/68): 114 m³/s
Máxima diária observada (7/8/84): 29.620 m³/s
Média das mínimas mensais (1958/91): 384 m³/s

 QUEDAS LÍQUIDAS (SEM CONSIDERAR A UHE FOZ DO CHAPECÓ)
Máxima: 105,70 m
Nominal: 102,00 m
Mínima: 82,50 m

 POTÊNCIA INSTALADA (NOMINAL DA USINA) 1450W
ENERGIA GARANTIDA (95% do tempo)
Em 1ª adição: 668 MW
Rio desenvolvido: 720 MW

CUSTOS
A construção da UHE ITÁ foi concretizada através de uma parceria com a iniciativa privada viabilizada pelo Consórcio Itá, tendo um custo da ordem de R$ 1 bilhão (em valores da época). Durante a sua construção gerou cerca de 2500 empregos diretos e 1500 indiretos, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

HORTO BOTÂNICO
 O Horto está localizado na Comunidade da Linha Fátima, no município de Itá, distante 2 km da cidade. A área pertence ao Consórcio Itá, com total de 2,25 hectares, sendo dividido em:

 3.500m² destinado às sementeiras;
 2.000m² para o viveiro sombreado e estufa;
 9.000m² para produção de mudas nativas;
 2.600m² para galpões e escritório;
 3.000m² para área de vegetação nativa e árvores frutíferas.

NÚMERO DE ESPÉCIES QUE ESTÃO NO HORTO
 O Horto Botânico possui aproximadamente 100 espécies diferentes de árvores nativas da região do Alto Uruguai.

 A capacidade de produção é de 100 mil mudas por ano, todas geradas a partir de centenas de árvores matrizes selecionadas ao longo da orla do reservatório.

Laiz Stuani disse...

PROJETO DE FÍSICA - ASPECTOS FÍSICOS
ALUNAS - GABRIELA CARLA RECH, GIANA DE SOUZA VIEIRA, LAIZ STUANI, TALHANE CALZA NEGRI.
TURMA - 222

LOCALIZAÇÃO E RESERVATÓRIO:
- Cidade de Itá - SC, divisa com Aratiba - RS;
- Rio Uruguai ( RS e SC);
- Inunda aproximadamente 103km² de terras.

ABRANGÊNCIA:
- Abrange onze municípios
- Em SC: Itá, Arabutã, Concórdia, alto Bela Vista, Ipira, Piritiba e Piratuba;
- No RS: Aratiba, Mariano Moro, Severiano de Almeida, Marcelino Ramos.

DADOS TÉCNICOS DA UHE ITÁ:
- Queda e potência:
Queda nominal: 102m;
Potência instalada: 145 MW.

- Barragem:
Comprimento da crista: 880m;
Elevação da crista: 375,5m;
Altura máxima: 125m.

- Casa de força:
Tipo: abrigada;
Comprimento: 172,5m;
Altura máxima: 57m;
Turbinas francis: 5x294,4 MW;
Geradores: 5x305 MVA.

- Vertedouros:
Tipo: de superfície;
Vazão máxima: 49940M³/s;
Números de comportas (V1): 6;
Número de comportas (V2): 4.

- Túneis forçados:
Quantidade: 5;
Comprimento médio: 197m;
Trecho revestido com concreto: 8m;
Trecho blindado: 7,5m.

A UHE ITÁ OCUPA O 15ª LUGAR NO RANKING BRASIL NA PRODUÇÃO DE ENERGIA
Desde o início da geração de energia, já produziu 126 884 287,83 MWh. Esta produção teve seu pico em 2016, quando gerou 9 206 942,76 MWh;
É uma referência mundial em termos de tecnologia, de segurança e de relacionamento socioambiental.

Juliana Alves disse...

RELATÓRIO DE FÍSICA: LINGUÍSTICOS, CULTURAIS E ARTÍSTICOS
ALUNAS: Érica Dalpiaz, Juliana Alves, Larissa Arent, Valéria Dresch.
TURMA: 222
- Origem:
A vila foi fundada por imigrantes alemães e italianos, oriundos do Estado do Rio Grande do Sul em 1916; emancipou-se em 1956. Ficava numa área baixa, encravada no meio de morros, junto ao Rio Uruguai, usado para o fornecimento de água, para a pesca, e para o balseamento de toras de madeira, levados para a Argentina. A cidade era pequena, com uma rua central direcionda para a igreja, posicionada na encosta de um morro. Em 1978, a população recebeu, em clima de consternação, a notícia de que a cidade seria inundada por barragem. Agora, na visita ao lugar, a impressionante vista da igreja e da área tomada por águas causa profundo impacto aos visitantes.
- Línguas:
As línguas são diversificadas pois ao longo do tempo e com a construção da UHE, a cidade recebeu pessoas de variadas regiões, tem influência como italiano, alemão.
O nome itá tem origem tupi guarani que significa pedra.
-Cultura:
No dia 28/07/2017 crianças e adolescentes poderão se inscrever em cursos de violão e dança, proporcionados pela prefeitura de forma gratuita. Pontos turísticos como festival de inverno, dança: Brilha Itá 2018, as tores, tirolesa com vista para o Resort os Vertedouros e o Memorial Casa Camarolli.
Mistura de Italianos e Alemães. Com a inundação a cultura se perdeu e de certa forma ocorreu a mistura com outras culturas que aos poucos ali chegavam.
- Constituição das famílias:
As famílias na maioria são formadas por alemães e italianos. Em 1919, a empresa colonizadora LUCE ROSA LTDA da cidade de Porto Alegre Rio Grande do Sul, instalou-se nessas terras para colonização. O senhor Theodoro Scheuble e sua esposa Helga juntamente com seus filhos vieram de São Paulo, localizado-se em 21 de maio de 1919 nas proximidades da futura povoação tornando assim a família Schauble a pioneira da colonização desse município.
No mesmo ano aos 31 de setembro, os Senhores Valentin Bernardi natural de Veranópolis Rio Grande do Sul e os irmãos Pedro e Ângelo Paludo vindo de monte venetto, Rio Grande do Sul junto com seus familiares estabeleceram-se e lotearam o local.