domingo, 13 de setembro de 2015

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SARA CASTELHANO KLEINKAUF
CÓDIGO 76100067890
GUARACIABA   -   SC

PROJETO
UM DIA DE VISITA  A  ITÁ – SC
TURMAS 2° ANO DO ENSINO MÉDIO
DATA: 10/08/2015

“Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados.” (ONU, 1984).

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:
FONE DA ESCOLA: (49) 3645-0118 OU (49) 3645-0401

GUARACIABA 10 DE AGOSTO DE 2015.
 1 TÍTULO:
UM DIA DE VISITA A  ITÁ – SC

2- JUSTIFICATIVA

Todos os anos a EEB Sara Castelhano Kleinkauf realiza uma visita a uma Usina Hidroelétrica com alunos dos segundos anos do Ensino Médio.
A importância da visitação com alunos do 2° ano do Ensino Médio, se dá após terem concluído os estudos sobre as formas de energia; Potencial, Cinética e Mecânica. Esses conteúdos fazem parte dos conteúdos programáticos e fazer uma visitação “in loco” é a forma eficaz de fixar e vivenciar na prática os mesmos.

3- OBJETIVOS GERAIS

- Realizar visitas às estruturas da UHE Itá, suas instalações, e as formas de transformação e de produção de energia.

- Participar junto ao CDA - Centro de Divulgação Ambiental da Usina Hidrelétrica Itá, da história da construção e informações técnicas sobre a produção de energia.

- Visita ao Museu e pontos turísticos.
   OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
 FÍSICOS
- Acompanhar minuciosamente as formas de transformação de energia; Potencial, Cinética e Mecânica.
- Coletar dados sobre a produção de energia elétrica da  UHE Itá.
- Anotar dados como, voltagem, frequência, potência geradas pela UHE.

GEOGRÁFICOS
- Identificar bacia hidrográfica, relevo e vegetação nas imediações, ou seja, matas ciliares e espaços degradados.

HISTÓRICOS
- Acompanhar os vídeos referente a construção e a relocação das famílias atingidas pela barragem.

FILOSÓFICOS E SOCIAIS
- Identificar as formas de organização presentes na história da construção da UHE – Itá.

LINGUÍSTICOS, CULTURAIS E ARTÍSTICOS
- Compreender as origens, línguas e constituição das famílias que ali vivem.

QUÍMICOS E BIOLÓGICAS
- Conhecer os impactos ambientais causados pela construção da UHE – Itá e as formas utilizadas para amenizar e compensar a flora e fauna.

MATEMÁTICOS
- Identificar custos e benefícios, extensões (áreas) e volumes do lago.

5- CLIENTELA

            São 86 alunos do 2° ano do Ensino Médio Inovador.
Compreendendo as turmas 221, 222, 223.

6- CRONOGRAMA

7- ORÇAMENTO

8- ANEXOS

Orçamentos, confirmação CDA, informações turísticas.

PROFESSORES:  
 “Elaborar projetos é uma forma de independência. É uma abordagem para explorar a criatividade humana, a mágica das ideias e o potencial das organizações. É dar vazão para a energia de um grupo, compartilhar a busca da evolução”. (Kisil R., 2001)


ATIVIDADE A SER OBSERVADA E DESENVOLVIDA

GUARACIABA 10 DE AGOSTO DE 2015.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SARA CASTELHANO KLEINKAUF
CÓDIGO 76100067890        GUARACIABA   -   SC
 1 TÍTULO:                           UM DIA DE VISITA A  ITÁ – SC   EM 10/08/2015

2- JUSTIFICATIVA
Todos os anos a EEB Sara Castelhano Kleinkauf realiza uma visita a uma Usina Hidroelétrica com alunos dos segundos anos do Ensino Médio.
A importância da visitação com alunos do 2° ano do Ensino Médio se dá após terem concluído os estudos sobre as formas de energia; Potencial, Cinética e Mecânica. Esses conteúdos fazem parte dos conteúdos programáticos e fazer uma visitação “in loco” é a forma eficaz de fixar e vivenciar na prática os mesmos.

3- OBJETIVOS GERAIS
- Realizar visitas às estruturas da UHE Itá, suas instalações, e as formas de transformação e de produção de energia.
- Participar junto ao CDA - Centro de Divulgação Ambiental da Usina Hidrelétrica Itá, da história da construção e informações técnicas sobre a produção de energia.
- Visita ao Museu e pontos turísticos.
  OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
 - FÍSICOS.                
- Acompanhar minuciosamente as formas de transformação de energia; Potencial, Cinética e Mecânica.
- Coletar dados sobre a produção de energia elétrica da UHE Itá.
- Anotar dados como, voltagem, frequência, potência geradas pela UHE.

GEOGRÁFICOS.    
- Identificar bacia hidrográfica, relevo e vegetação nas imediações, ou seja, matas ciliares e espaços degradados.

HISTÓRICOS.         
- Acompanhar os vídeos referentes à construção e a relocação das famílias atingidas pela barragem.

FILOSÓFICOS E SOCIAIS.
- Identificar as formas de organização presentes na história da construção da UHE – Itá.

LINGUÍSTICOS, CULTURAIS E ARTÍSTICOS.
- Compreender as origens, línguas e constituição das famílias que ali vivem.

QUÍMICOS E BIOLÓGICAS. 
- Conhecer os impactos ambientais causados pela construção da UHE – Itá e as formas utilizadas para amenizar e compensar a flora e fauna.

MATEMÁTICOS.    
- Identificar custos e benefícios, extensões (áreas) e volumes do lago.

1)      Identificar a disciplina do Grupo:
2)      Os alunos da equipe:

3)      Relatar por escrito e fotografias. 

PALCO NA PRAÇA




REPRESA UHE – Itá.

TORRES NA REPRESA UHE – Itá




ENERGIA POTENCIAL

















ENERGIA CINÉTICA



ENERGIA MECÂNICA E ELÉTRICA





























80 comentários:

felipe gasperin disse...

Muito interessante uma viaje a uma usina hidreletrica para vermos como e gerada aa energia eletrica

Unknown disse...

viagem a usina hidrelétrica de itá
na represa observamos a energia potencial,na entrada das turbinas energia cinética nas tubinas mecânica e que depois passa ser energia elétrica, a usina gera 1450mw de potência,els elevam a voltagem para 245000 wolts para diminuir a bitola dos fios. foi uma viagem muito produtiva
alunos Cleisson, Felipe P. Roberto,Juan
Turma :221
FISICA

Unknown disse...

viagem a ita
na represa podemos achar todos os tipos de energia exemplo a energia potencial na entrada das turbinas, mecanica que faz gerar as turbinas por fim a usina gera 1450mw e elevam paea 245000 w aluno felipe pezzuol turma 221

Unknown disse...

Foi uma viagem muito podre pois nao fomos nos lugares mais legais da cidade, pois aprendemos muito pouco sobre a tirolesa que nao desfrutar da aventura mas mesmo assim achei linda a cidade e atrativa mesmo com pouca gente

Unknown disse...

viagem a Itá
vimos que a água armazenada na represa é energia potencial,a água quando passa pelas tubulações é energia cinética,a água quando passa pelas turbinas é energia mecânica e a energia mecânica é transformada em energia elétrica e distribuídas até as residências.
Alunos;Andrei,Gabriel L. Vitor,Matheus G.
Turma;223
Fisíca

felipe disse...

matheus godoy \223

Unknown disse...

Viagem a Itá
Vimos que a água armazenada na represa é energia potencial,a água quando passa pelas tubulações é energia cinética,a água quando passa pelas turbinas é energia mecânica e a energia mecânica é transformada em energia elétrica e distribuídas até as residências.
Alunos;Andrei
Turma;223
Fisíca

Unknown disse...

Grupo: 6 Químicos e Biológicos.
Nome: Giseli, Adriana, Alexssandra, Ana Paula, Cristiane.
Turma: 223.
A cidade de Itá velha foi alagada pela construção da usina Hidroelétrica. Muitos moradores perderam suas casas, mas foram recompensados com uma nova moradia na nova cidade de Itá. Tudo o que tinha na residência eles podiam levar até o ultimo tijolo.
A fauna que existe lá na usina são os corvos, eles estão lá por causa das rodovias e tem paredões de pedras onde fazem ninhos e ninguém consegue chegar lá. A flora é bem bonita, tem bastante flores, árvores e bastante lagos na nova cidade.

felipe disse...

Vitor Hugo Moretto / 223.
Legal a usina Hidroelétrica de Itá.

felipe disse...

A viagem foi interessante, por parte do conhecimento adquirido,por poder conhecer as novas culturas e por fazer algo diferente e mais interessante

felipe disse...

queria ter ido na tirolesa

felipe disse...

Andrei Pellegrini
223
Gostei da viagem.

felipe disse...



A viagem foi interessante, por parte do conhecimento adquirido,por poder conhecer as novas culturas e por fazer algo diferente e mais interessante MATHEUS GODOY \223

Bidu disse...

Viagem de estudos para Itá - SC
Encarregado dos fatores sociais e filosóficos nosso grupo se questionou a respeito do deslocamento dos moradores para a nova cidade. Será que o governo realmente foi totalmente responsável pelas mudanças das famílias? Será que realmente foram fiéis até num "pé de laranjeira" como citado por Rafael, nosso guia?! Qual foi o abalo psicológico nas pessoas, idosos principalmente, quando tiveram que deixar para trás toda sua infância e saber que aquele local não poderia mais ser visitado pois estaria inundado? Será que não houve pressão da parte do governo na época?
Entretanto foi uma magnífica construção, melhorou a economia, e deixou a cidade de Itá mais bem vista e conhecida, ajudando o município com novos meios de empreendedorismo como o turismo por exemplo.
Grupo: João, Gabriel, Marcos e Mateus B.
Turma: 223

felipe disse...

A viagem foi um pouco cansativa mas compensou pois fizemos varias coisas muito legais e conhecemos lugares que nunca iriamos conhecer...
A historia básica da cidade e que:Muitas pessoas da cidade velha que tiveram que sair para a nova não concordavam muito com a ideia de se mudar mas ao passar do tempo foram saindo para dar espaço a represa com suas casas refeitas.
Alan Camicia
turma:223
Historia
grupo:Alan,Guilherme,Daniel,Daiane

felipe disse...

A viagem foi um pouco cansativa mas compensou pois fizemos varias coisas muito legais.
A historia básica da cidade e que:Muitas pessoas da cidade velha que tiveram que sair para a nova não concordavam muito com a ideia de se mudar mas ao passar do tempo foram saindo para dar espaço a represa com suas casas refeitas.
Daniel Severo
turma:223
Historia
grupo:Alan,Guilherme,Daniel,Daiane

Unknown disse...

Foi uma viagem muito produtiva, pois podemos consolidar a nossa aprendizagem sobre a energia elétrica, tirando dúvidas e aumentando nossa compreensão sobre o funcionamento de uma hidroelétrica e a transformação de energia elétrica. Descobrindo também diferentes culturas e costumes, e visitando lugares novos. A nossa atração maior, foi as torres da igreja no meio da água, pois para o povo era como um aviso de Deus para que não as derrubassem.
turma: 223
alunos: Anderson, Carolaine, Franciele e Marinês.

felipe disse...



A viagem foi um pouco cansativa mas compensou pois fizemos varias coisas muito legais.
A historia básica da cidade e que:Muitas pessoas da cidade velha que tiveram que sair para a nova não concordavam muito com a ideia de se mudar mas ao passar do tempo foram saindo para dar espaço a represa com suas casas refeitas.
Guilherme Klein
turma:223
Historia
grupo:Alan,Guilherme,Daniel,Daiane

felipe disse...

Alexssandra.
queria ir na tirolesa.

felipe disse...


A viagem foi um pouco cansativa mas compensou pois fizemos varias coisas muito legais.
A historia básica da cidade e que:Muitas pessoas da cidade velha que tiveram que sair para a nova não concordavam muito com a ideia de se mudar mas ao passar do tempo foram saindo para dar espaço a represa com suas casas refeitas.
Daiane Petry
turma:223
Historia
grupo:Alan,Guilherme,Daniel,Daiane

JOÃO_FÍSICA disse...

Felipe! Encontre as diferenças.
Viagem a Itá.
Na represa podemos achar todos os tipos de energia. Exemplo: a energia potencial na entrada das turbinas, mecânica que faz gerar as turbinas. Por fim a usina gera 1450 Mw e elevam para 525000 v.
Aluno: Felipe Pezzuol
Turma: 221

15 de setembro de 2015 07:57

Unknown disse...

Concluímos com o nosso trabalho sobre custos,benefícios,áreas,extensões e volume do lago que as medidas são as seguintes:
Volumes total acumulado na el.370m 5.100 hm³
Útil entre as El. 370 e 364 m 750 hm³

ÁREAS
De drenagem no local da Usina 44.500 km²
Do reservatório na El. 370 m 141 km²

Concluímos que os custos foram baixos perto do que seus benefícios atuais estão rendendo.

Unknown disse...

Concluímos com o nosso trabalho sobre custos,benefícios,áreas,extensões e volume do lago que as medidas são as seguintes:
Volumes total acumulado na el.370m 5.100 hm³
Útil entre as El. 370 e 364 m 750 hm³

ÁREAS
De drenagem no local da Usina 44.500 km²
Do reservatório na El. 370 m 141 km²

Concluímos que os custos foram baixos perto do que seus benefícios atuais estão rendendo.

Unknown disse...

Willian Rebelatto
Turma:222

Fabiane Cenci disse...

Matéria:História
Grupo:Elisabeth,Fabiane,Jéssica,Luana,Luiza e Nikélly.
Turma:222
A cidade de Itá foi fundada em 1919, em 7 de Janeiro de 1924,situada no vale do Rio Uruguai,um dos principais rios de Santa Catarina.
Foi construída uma nova cidade devido a construção da usina hidrelétrica de Itá,os responsáveis pela construção da usina indenizaram as famílias,e construíram a nova cidade ao lado da antiga só em uma altitude maior,essa cidade foi totalmente planejada,com museus e artefatos históricos.
É um grande ponto turístico com a usina,as torres da igreja,e o Parque da Thermas de Itá.

Fabiane Cenci disse...

Gostei da viajem, foi tudo muito bom!!!
Turma:222

Unknown disse...

Grupo:Fabiano,Lairton,Wagner,Gustavo.B turma:222
Matérias: Filosofia,Sociologia

Para a construção da Usina hidroelétrica de Itá uma nova cidade teve que ser erguida pois a antiga cidade ficaria submersa com a construção da barragem. Primeiramente foi começado a construção da nova cidade depois que foi erguida a nova cidade começou um processo de demolição para tirar os entulhos e sujeira pois o lugar seria alagado.

Unknown disse...

Fabiano Hermann:Adorei a viajem foi muito produtiva.

Unknown disse...

Lairton Turma:222

Muito emocionante e tive um execelente aprendizado.

Unknown disse...

Wagner: Turma:222

Foi muito legal, e aprendi muito.

Unknown disse...

Viagem a usina de Itá
Nesta viagem aprendemos como a Idrelétrica de Itá funciona podemos encontrar a energia mecânica nas turbinas e a cinética onde ela começa a se movimentar e entrar no sumidouro

Alunos:Cleisson, Felipe Pezzuol ,Juan ,Roberto
Turma:221

Unknown disse...

Natália Boff, turma 221.

Unknown disse...

Anielly Anschau, turma 221.

Unknown disse...

Anielly Anschau, turma 221.

Unknown disse...

Letycia Stanga, turma 221.

Unknown disse...

Andriele Recalcatti, turma 221.

Unknown disse...

Laila Thalheimer, turma 221.

paola meneghini disse...

Paola, turma:221
Gostei muito da viajem, e aprendi diversas coisas interessantes de Itá.

felipe gasperin disse...

Cleiton,Felipe Gasperin,Gabriel
Turma:221
Com a visita a Itá aprendemos que a extensão da barragem é de 800M de comprimento.
E a base é de 400M dando a metade de seu comprimento total.
E com uma área alagada de 103Km2.

Unknown disse...

Grupo: Andriele Recalcatti, Anielly Anschau, Letycia Stanga, Laila Thalheimer e Natália Boff
Turma: 221
Matéria: Português

O povo de Itá possui descendência Ítalo-Germânica. No início do século XX, a penetração do território do município de Itá era feita através de picadas que ligavam Gaurama-RS à Chapecó-SC, utilizadas principalmente por tropeiros, procedentes do Rio Grande do Sul.
Em 1819, migrantes também provenientes do sul do país chegaram a Itá como colonos pioneiros para lá se fixarem. Mas foi com a vinda da empresa Luce Rosa & cia. LTDA; com cede em Porto Alegre, que a colonização tomou maior impulso, desenvolvendo a formação dos lotes e promovendo a vinda organizada de novos colonos.

Unknown disse...

Nomes: Victor, Paulo, Luiz, Lucas Turma: 221


Grupo 3 = Geografia

A Usina Hidrelétrica de Itá está localizada na bacia do rio Uruguai, na divisa dos municípios de Itá, e Aratiba, aproveitando um desnível de 105 metros entre a foz do Rio Apuaê e a foz do Rio Uvá

felipe gasperin disse...

kkkkkk

paola meneghini disse...

Grupo 3:Aspectos Históricos
Alunos:Daniela,Edivane,Paola,Tainara
Turma:221
Disciplina:Física
A cidade de Itá foi fundada em 1919,porém só foi elevada a Distrito em 7 de janeiro de 1924.Situa-se no Vale do Rio Uruguai,um dos principais rios de Santa Catarina.A antiga cidade de Itá era localizada a aproximadamente 4 km da nova cidade.A relocação das famílias ocorreu quando a ideia de uma usina no local foi surgida.Nos dias atuais a cidade e geradora de energia e um grande ponto turístico do estado..

Unknown disse...

Paulo R. Müller Turma:221
Foi muito legal conhecer algo tão interessante

Unknown disse...

Assunto: Químicos e Biológicas
Alunos: Deangeles, Letícia Zanetti, Milena, Nádia e Welinton
Turma: 221
No dia 10 de setembro de 2015 as turmas do segundo ano da Escola Sara Castelhano Kleinkauf realizaram uma visita em Itá na Usina Hidrelétrica (UHE).
Tanques-rede
A psicultura em tanques-rede é uma técnica tradicional em viveiros de açudes. A estrutura dos tanques-redes varia no formato e tamanho. São feitos por rede ou telas flexíveis para a água poder circular e são instalados em ambientes aquáticos para o cultivo de peixes.
Através de uma pesquisa feita,na usina está sendo possível o cultivo de peixes nativos da bacia do Rio Uruguai.
A intensão era instalar 32 tanques-redes em uma baía na área de segurança da usina. As espécies que estão sendo avaliadas são dourados e jundiás.
A visita foi interessante, pois aprendemos muitas coisas novas.

Unknown disse...

Wellinton Gustavo 221

Unknown disse...

Gostei muito, pois aprendi muita coisa além de de ser uma experiência nova e diferente e por
obtermos um dia diferente.
Nome:Débora Vincenzi
Turma:222

Unknown disse...

Grupo:Isadora Reolon, Iarla Cossul, Jovana Gerevini e Marla Steffen;
Turma: 221;
Disciplina: Filosofia;

Encarregadas dos fatores filosóficos, ficamos nos questionando sobre o deslocamento dos moradores e a construção da nova cidade.
Através dos registros que são mantidos, podemos ficar por dentro de como as coisas aconteceram, entretanto, jamais poderemos saber qual foi o sentimento que dominou os moradores quando a notícia foi dada. O que passou na cabeça deles quando descobriram que tudo que construíram seria tomado pela água? Como ficou o psicológico de cada um daqueles moradores olhando para suas casas pela última vez e então, vendo elas serem derrubadas? E os idosos, com suas histórias de infância, seus lugares favoritos, suas memórias, como ficaram?
Será que a pressão do governo não foi tamanha para então eles abrirem mão de tudo que tinham, tudo que construíram ali?
Mas é claro, é uma bela construção, magnífica, que melhorou a economia e proporcionou a evolução da cidade, deixando-a conhecida em todo o país, sendo, além de bela, uma cidade que se reergueu.


Unknown disse...

Viagem à Itá, gostei =D
Turma:223
Carolaine Padilha

Unknown disse...

Grupo 5: Linguísticos, culturais e artísticos
Alunos: Mônica Maldaner, Leticia Seibel, Rafael Bortolini e Deise Bonamigo
Turma: 222
A viagem para Itá foi legal, muito proveitosa apesar de cansativa. Tivemos a oportunidade de realizar uma visita às estruturas da Usina Hidroelétrica Itá, e ao Centro de Divulgação Ambiental da Usina, pudemos observar vários pontos turísticos, como, por exemplo: o Museu; a praça; a igreja; as torres na represa da usina; a tirolesa; entre outros.

Unknown disse...

Mônica Maldaner, turma 222.

Unknown disse...

Leticia Seibel, turma 222.

Unknown disse...

Rafael Bortolini, turma 222.

Unknown disse...

Jovana Gerevini, turma 221.

In Foco Cursos disse...

grupo: Matemática
Nomes: Alexandra,Débora,Emelly,Marcelo e Willian
Turma: 222
Comentário:
-Capacidadetotal do reservatório é de 5,1 bilhões de m³;
-Área total do reservatório é de 141 Km²;
-Profundidade na área da barragem é de 125 m;
-Extensão da barragem é 800 m;
-Custo para a construção da barragem foi de 1 bilhão de reai em valores da época;
-Capacidade intalada-1450(1127*) MW
-Capacidade de escoamento de cada comporta do vertedouro principal- 49940 m³/s

Unknown disse...

Nome: Marcelo Cantele
Turma: 222
Foi uma viagem muito interessante porque podemos aprender como é e como funciona a estação de geração de energia. Também tivemos a oportunidade de conhecer os pontos turísticos e históricos da cidade.

In Foco Cursos disse...

Nome: Emelly Christy Gomes Lazarotto
Turma: 222
A viagem foi interessante e conseguimos obter vários conhecimentos

Unknown disse...

Nome:Pâmela Franzosi
Turma:222
A viagem foi interessante,e conhecemos muitas coisas novas.

Unknown disse...


Alunas: Claudiana Blau,Pâmela Franzosi
Turma:222
Gostamos da viagem para Itá, lá conhecemos lugares diferente e interessantes, aprendemos com a energia é formada na usina,vimos as estruturas da Usina Hidroelétrica Itá, e vários lugares importantes como,as tores da igreja, que foi o único monumento que restou da cidade velha, conhecemos também vários pontos turísticos, visitamos o museu e conhecemos a cultura do povo que vivia na cidade velha.

Unknown disse...

Marla Steffen, turma 221.

Unknown disse...

Grupo: Geografia
Alunos: Fernanda Primmaz, Gabrielli Marques, Gustavo Almeida, Natalia Santin Da Silva e Tainá Oliveira de Mercedes.
Turma:222
Disciplina: Física
Um dia de visita a Itá
A Bacia Hidrográfica é composta pelo rio Uruguai e seus afluentes.
Para construir a hidrelétrica foi preciso ocorrer o desmatamento e com ele se perde muito da biodiversidade animal, ocorre a erosão e depósito de sedimentos, pois como a água corre muito lentamente no reservatório e além disso há um obstáculo para o seu escoamento(barragem), os sedimentos se depositam no fundo e não seguem rio a baixo. Como forma de recuperar as margens eles retiram os sedimentos, abaixo da barragem, o rio vai aumentar o processo de erosão das margens. Esse processo pode aprofundar o leito e alargar o rio.

Unknown disse...

Fernanda Primmaz
222
Viagem legal!
Oportunidade de divertimento e conhecimento.

Unknown disse...

Luana Borsatto
Turma:222
Nossa viagem foi muito interessante.
Vimos diferenciadas coisas, como seus pontos turísticos, seus momentos históricos e seus artefatos.

Unknown disse...

Viajem a Itá-turma:223
Disciplina: Geografia
Alunas: Dariélli Marcon, Eduarda Lovato, Eliza Baungratz e Sthefany Muhl
A usina hidrelétrica de Itá esta localizada na bacia do Rio Uruguai.A cidade foi toda inundada devido a construção da usina.O o que restou na Cidade Velha foi a igreja que acabou se tornando atrativo para os turistas.Com a reconstrução da Cidade Nova, a vegetação que foi por água a baixo,foi replantada.Todos os açudes foram secados, e cerca de 20
mil peixes foram retirados.
Com o intuito de preservação do peixe que está quase extinto,criaram a campanha"eu achei uma Piracanjuba"

felipe disse...

Gostei muito da viagem.
Jéssica de Araujo
Turma: 222

Unknown disse...

Natalia
Turma: 222

Unknown disse...

Aluna: Eduarda Franzosi Lovato
Turma:223

JOÃO_FÍSICA disse...

ok! Notificado e quantificado as postagens.

EEB SARA CASTELHANO KLEINKAUF disse...

Parabéns Professora João pela viagem de estudos e também por utilizar o seu blog para fins educacionais

Unknown disse...

gostei de descobrir um pouco da história de cada cientista.débora 331

Unknown disse...

Muito interasante a esperiencia da esfera giratoria de vidro, ele foi capaz de retirar o ar de dentro dela com uma maquina, gerando assim uma luz azul quando colocou a mão ao redor dela. Dariélli Maria Marcon 331.

Unknown disse...

Muito interresante a história da eletrecidade, pois podemos conhecer e perceber um pouco mais sober esses físicos e cientísta.
Marla Carina Steffen 331

felipe disse...

Observamos os diferentes tipos de eletrização, as cargas elétricas, as primeiras teorias que ajudam os dias atuis, e o eletromagnetismo que é a relação entre as cargas elétricas e magnetismo. Quem cont4ribuiu muito para essa revolução foi Robert Hooke que iniciou a revolução elétrica.



Anielly Cristina Segalin Anschau
331

Unknown disse...

lendo a história da eletricidade nota-se que ao contrário do que muitos pensam,foram necessárias várias e várias experiências para que os diversos cientistas conseguissem aperfeiçoar a eletricidade.E que graças a eles temos a eletricidade hoje,mas que temos muito o que aperfeiçoar ainda...
SILVANA PACIFICO 334

Unknown disse...

A eletricidade é um dos fenômenos mais incríveis da natureza, e sua manifestação mais
poderosa que já vimos é o raio.Foram necessárias várias experiências para que os cientistas conseguissem aperfeiçoar a eletricidade.
GUILHERME KLEIN 334

Anônimo disse...

A eletricidade já vem de muito tempo como o raio.Cientistas,pesquisadores veem fazendo experiencias para entende-la melhor, nas primeiras tentativas fizeram pequenos choques acontecer,criaram também eletricidades estática.Hoje tem varias formas de ter eletricidade como nas usinas eólicas,hidrelétricas,entre outras.
ALAN CAMICIA 334

Unknown disse...

Interessante a experiência de Grey, que colocou folhas de ouro na frente de um menino deitado,após ele ter eletrificar o garoto,as folhas vinham até a mão do garoto
Marcos Alexandre- 331

Unknown disse...

O que mais me chamou atenção foi a esfera criada por Hauksbee, primeiramente foi retirado o ar dela, e as velas se apagaram, dando inicio a algo jamais visto, luzes que tinham o formato do desenho de sua mão
Eliza Baungratz 331

Unknown disse...

Os átomos dos metais, como todo átomo, possuem elétrons carregados eletricamente em torno de um núcleo.
Mas em metais, os átomos compartilham seus elétrons mais externos entre si e de forma singular, que significa que podem se mover de um átomo a outro.
Andriele 334

felipe disse...

Achei muito interessante pois podemos aprender um pouco mais sobre esses cientistas e fisicos e tambem sobre o funcionamento da eletricidade.
Deangeles 334