sexta-feira, 20 de novembro de 2015

LEGO

LEGO

Em nossa escola o acesso e uso das Tecnologias Digital de Informação e Comunicação (TDIC) estão presentes no dia a dia dos gestores, professores, alunos, funcionários e familiares. É compreensível que existam diferentes realidades e contextos e que possam divergir no uso e acesso das tecnologias.
Assim a EEB. Sara Castelhano Kleinkauf, de Guaraciaba – SC, com aproximadamente setecentos alunos, abrangendo o Ensino Fundamental séries finais, Ensino Médio Inovador (período integral diurno) e Ensino Médio (noturno). A escola também possui atendimento aos alunos com Necessidades Especiais – Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE).
A escola sempre preocupada em oferecer um ensino de qualidade para seus alunos, procura aos poucos equipar-se com recursos tecnológicos, pois investe e acredita que são recursos importantíssimos para a execução de aulas mais práticas, dinâmicas e facilidade na apropriação, construção e fixação do conhecimento. A inserção das TDIC no PPP foi uma ação proposta, discutida e encaminhada, pois já estão mais que visíveis e inseridas na realidade escolar.
Nesta perspectiva optamos em apresentar uma experiência desenvolvida com alunos do primeiro ano do EMI na disciplina de Física. Esta ação se repete a cada ano pois faz parte dos conteúdos programáticos curriculares da disciplina. A atividade se realiza com a utilização do LEGO, com uso de tecnologia, tornando a aula prática e atrativa para os educandos. Destacamos que além das montagens utiliza-se também a parte de programação. Através de atividades com o LEGO o educando sente o sabor da descoberta e da conquista.
O Lego é uma ferramenta pedagógica com o objetivo de intensificar o acesso ao conhecimento tecnológico, oferecendo um aprendizado mais envolvente e criativo. Ele desenvolve um ambiente de aprendizagem no qual os alunos aplicam o método científico e adquirem habilidades de estruturar pesquisas e resolver problemas concretos em um cenário real.
Com o Lego os alunos aprendem pouco a pouco a dominar o mundo tecnológico e aperfeiçoar seus sentidos, habilidades, intelecto, linguagem, competências, interesse espontâneo, criatividade, curiosidade, inventividade, imaginação, autoestima, determinação, auto realização, sensibilidade, pensamento crítico, observação, raciocínio, percepção, atenção, concentração, coordenação motora, lateralidade, organização, sequência, habilidade, agilidade, trabalho em equipe, paciência, capacidade de administrar conflitos e valorizar o próximo.  Aprendem a aprender (ouvir, pesquisar, estudar, resumir, etc.), responsabilizando-se pela sua própria aprendizagem, construindo seu próprio conhecimento e participando da inclusão digital.
O aprender agir, também pressupõe saber agir em todas as situações do cotidiano, tomando decisões, organizando atividades, coordenando ações e otimizando recursos humanos e materiais, tanto dentro como fora do ambiente escolar.
Assim a atividade inicia-se com a escolha dos grupos contendo quatro integrantes com função distinta. A cada nova experiência as funções devem ser trocadas.
No Laboratório de Física de posse do material do LEGO os alunos passam a montar um carro, com auxilio de uma revista para os principiantes ou mesmo espontaneamente aos que se desafiam. Os conteúdos que podem ser desenvolvidos e comtemplados nesta experiência envolvem movimento retilíneo uniforme, movimento retilíneo uniformemente variado, movimento circular, período, frequência, velocidade escalar, velocidade angular. Estes conteúdos são muito amplos e devem inicialmente ser divididos em várias etapas. Com as habilidades já adquiridas os mesmos podem culminar em um só momento como o roteiro apresentado.
No início e fim da atividade o organizador faz a conferência do material recebido pois é o detentor e fornecedor das peças, enquanto a função do Líder é de coordenar o grupo registrar os dados obtidos para o relatório e posterior apresentação. Enquanto o construtor vai dando forma ao projeto o programador acopla a torre através do cabo serial ao computador a qual fará a transmissão via bluetooth dos dados para o RCX. Primeiro é feito a transferência do software para o RCX. Em segundo lugar deve ser desenvolvido um programa próprio para cada atividade desejada. Esse deve ser construído a partir de um programa especial que tem múltiplas funções e opções para serem utilizadas. Transferir a programação para o RCX, que é o dispositivo principal do LEGO para efetuar as ações conforme objetivos desejados na atividade. Concluídas as transferências do software e da programação resta acoplar o RCX a montagem do carro e testar o experimento para dele retirar os dados para estudos conforme relatório.
  

E.E.B Sara Castelhano Kleinkauf    SÉRIE:.........TURMA:............. DATA....../......./.....
PROFESSOR: João Domingos Baptistella 
Grupo número: ......
NOME ALUNOS:
Líder e Relator: ..................
Organizador LEGO: ..........
Construtor: ........................
Programador: ...................

CONTEÚDO: MOVIMENTO UNIFORME E MOVIEMENTO CIRCULAR

TÍTULO: VELOCIDADE ESCALAR, VELOCIDADE ANGULAR, PERÍODO E FREQUÊNCIA.

OBJETIVO: Construir, programar, modificar, medir, contar, calcular o período, a frequência, a velocidade escalar e angular.
MATERIAIS: Lego, revista Lego, computadores, cronômetro e fita métrica.
ATIVIDADE:
1°) Montar RCX conectar ao motor acoplar engrenagem menor (8 dentes=R2).
2°) Acoplar a uma engrenagem maior possível. E neste mesmo eixo outra roda. (40 dentes=R1).
3°) Programar: Transferir o software base para o RCX.
4º) Montar o programa básico transferindo para RCX conforme objetivo.
Determinar um intervalo de tempo. Ligar motor. (1 min.) parar.
Ligar luzes, 30s e desligar.
Ligar motor no revés 1 min e parar.
ANOTAR:                                                                           
1- Contar quantas voltas efetuou a roda maior em um minuto, ou seja,
     qual a frequência da roda maior (f1) em rpm? R: ...............
2- Calcular qual a frequência do motor (roda menor=f2) em rpm? R1.f1=R2.f2.R: ...............
3- Transformar a frequência da roda maior em rotações por segundos (rps ou hertz).R: ............
4- Transformar a frequência do motor em rps ou hertz? R: ................
5- Medir o raio da roda? R: ...............
6- Calcular a circunferência da roda em cm? ....... e em m: .........  C=2.π R
Testando o carro:
7- Tempo em min.      R: ...............    Tempo em s.   R: .....................
8- Medir o espaço percorrido: em cm: ..............    em m: ....................
9- Calcular a Velocidade em cm/s: ............................ em m/s: ................... Vm=ΔS/Δt.

10- Calcular para roda do motor raio r2= 8cm e da roda maior raio r1=40cm e Diâmetro do pneu Dp= 80 cm: Usar π = 3, considerando que as rodas r2 e r1 ligados por uma correia.

Frequência
Coroa
ƒ (rps)
Frequência
pneu
ƒ (rps)
ƒ1.r12.r2
Período
Pneu 
T (s)
T=1/f
Espaço percorrido(m)
S=C.fp
Vm
(m/s)

Vm
(Km/h)
x3,6
Velocidade angular
ω=Δθ/Δt
ω=Δθ. ƒp
Velocidade da correia
V=2.π.r.f
1rps








2rps








5rps



















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