LEGO
Em nossa escola o acesso
e uso das Tecnologias Digital de Informação e Comunicação (TDIC) estão
presentes no dia a dia dos gestores, professores, alunos, funcionários e
familiares. É compreensível que existam diferentes realidades e contextos e que
possam divergir no uso e acesso das tecnologias.
Assim a EEB. Sara
Castelhano Kleinkauf, de Guaraciaba – SC, com aproximadamente setecentos alunos,
abrangendo o Ensino Fundamental séries finais, Ensino Médio Inovador (período
integral diurno) e Ensino Médio (noturno). A escola também possui atendimento
aos alunos com Necessidades Especiais – Serviço de Atendimento Educacional
Especializado (SAEDE).
A escola sempre
preocupada em oferecer um ensino de qualidade para seus alunos, procura aos
poucos equipar-se com recursos tecnológicos, pois investe e acredita que são
recursos importantíssimos para a execução de aulas mais práticas, dinâmicas e
facilidade na apropriação, construção e fixação do conhecimento. A inserção das
TDIC no PPP foi uma ação proposta, discutida e encaminhada, pois já estão mais
que visíveis e inseridas na realidade escolar.
Nesta perspectiva optamos
em apresentar uma experiência desenvolvida com alunos do primeiro ano do EMI na
disciplina de Física. Esta ação se repete a cada ano pois faz parte dos
conteúdos programáticos curriculares da disciplina. A atividade se realiza com
a utilização do LEGO, com uso de tecnologia, tornando a aula prática e atrativa
para os educandos. Destacamos que além das montagens utiliza-se também a parte
de programação. Através de atividades com o LEGO o educando sente o sabor da
descoberta e da conquista.
O Lego é uma ferramenta
pedagógica com o objetivo de intensificar o acesso ao conhecimento tecnológico,
oferecendo um aprendizado mais envolvente e criativo. Ele desenvolve um
ambiente de aprendizagem no qual os alunos aplicam o método científico e
adquirem habilidades de estruturar pesquisas e resolver problemas concretos em
um cenário real.
Com o Lego os alunos
aprendem pouco a pouco a dominar o mundo tecnológico e aperfeiçoar seus
sentidos, habilidades, intelecto, linguagem, competências, interesse
espontâneo, criatividade, curiosidade, inventividade, imaginação, autoestima,
determinação, auto realização, sensibilidade, pensamento crítico, observação,
raciocínio, percepção, atenção, concentração, coordenação motora, lateralidade,
organização, sequência, habilidade, agilidade, trabalho em equipe, paciência,
capacidade de administrar conflitos e valorizar o próximo. Aprendem a aprender (ouvir, pesquisar,
estudar, resumir, etc.), responsabilizando-se pela sua própria aprendizagem,
construindo seu próprio conhecimento e participando da inclusão digital.
O aprender agir, também
pressupõe saber agir em todas as situações do cotidiano, tomando decisões,
organizando atividades, coordenando ações e otimizando recursos humanos e
materiais, tanto dentro como fora do ambiente escolar.
Assim a atividade
inicia-se com a escolha dos grupos contendo quatro integrantes com função
distinta. A cada nova experiência as funções devem ser trocadas.
No Laboratório de Física de posse do material do LEGO os alunos passam a montar um carro, com auxilio de
uma revista para os principiantes ou mesmo espontaneamente aos que se desafiam.
Os conteúdos que podem ser desenvolvidos e comtemplados nesta experiência
envolvem movimento retilíneo uniforme, movimento retilíneo uniformemente
variado, movimento circular, período, frequência, velocidade escalar,
velocidade angular. Estes conteúdos são muito amplos e devem inicialmente ser
divididos em várias etapas. Com as habilidades já adquiridas os mesmos podem
culminar em um só momento como o roteiro apresentado.
No início e fim da
atividade o organizador faz a conferência do material recebido pois é o
detentor e fornecedor das peças, enquanto a função do Líder é de coordenar o
grupo registrar os dados obtidos para o relatório e posterior apresentação. Enquanto
o construtor vai dando forma ao projeto o programador acopla a torre através do
cabo serial ao computador a qual fará a transmissão via bluetooth dos dados
para o RCX. Primeiro é feito a transferência do software para o RCX. Em segundo
lugar deve ser desenvolvido um programa próprio para cada atividade desejada.
Esse deve ser construído a partir de um programa especial que tem múltiplas
funções e opções para serem utilizadas. Transferir a programação para o RCX,
que é o dispositivo principal do LEGO para efetuar as ações conforme objetivos
desejados na atividade. Concluídas as transferências do software e da
programação resta acoplar o RCX a montagem do carro e testar o experimento para
dele retirar os dados para estudos conforme relatório.
E.E.B
Sara Castelhano Kleinkauf SÉRIE:.........TURMA:............. DATA....../......./.....
PROFESSOR: João Domingos Baptistella
Grupo número: ......
Grupo número: ......
NOME
ALUNOS:
Líder
e Relator: ..................
Organizador LEGO: ..........
Organizador LEGO: ..........
Construtor:
........................
Programador: ...................
Programador: ...................
CONTEÚDO: MOVIMENTO UNIFORME E MOVIEMENTO CIRCULAR
TÍTULO: VELOCIDADE ESCALAR, VELOCIDADE ANGULAR, PERÍODO E FREQUÊNCIA.
OBJETIVO: Construir, programar, modificar, medir, contar,
calcular o período, a frequência, a velocidade escalar e angular.
MATERIAIS: Lego, revista Lego, computadores, cronômetro e fita
métrica.
ATIVIDADE:
1°)
Montar RCX conectar ao motor acoplar engrenagem menor (8 dentes=R2).
2°)
Acoplar a uma engrenagem maior possível. E neste mesmo eixo outra roda. (40
dentes=R1).
3°)
Programar: Transferir o software base para o RCX.
4º)
Montar o programa básico transferindo para RCX conforme objetivo.
Determinar
um intervalo de tempo. Ligar motor. (1 min.) parar.
Ligar
luzes, 30s e desligar.
Ligar
motor no revés 1 min e parar.
ANOTAR:
1-
Contar quantas voltas efetuou a roda maior em um minuto, ou seja,
qual a frequência da roda maior (f1)
em rpm? R: ...............
2-
Calcular qual a frequência do motor (roda menor=f2) em rpm? R1.f1=R2.f2.R: ...............
3-
Transformar a frequência da roda maior em rotações por segundos (rps ou hertz).R:
............
4-
Transformar a frequência do motor em rps ou hertz? R: ................
5-
Medir o raio da roda? R:
...............
6-
Calcular a circunferência da roda em cm? ....... e em m: ......... C=2.π R
Testando
o carro:
7-
Tempo em min. R: ............... Tempo em s. R:
.....................
8-
Medir o espaço percorrido: em cm: .............. em m: ....................
9-
Calcular a Velocidade em cm/s: ............................ em m/s:
................... Vm=ΔS/Δt.
10-
Calcular para roda do motor raio r2= 8cm e da roda maior raio r1=40cm
e Diâmetro do pneu Dp= 80 cm: Usar π = 3, considerando que
as rodas r2 e r1 ligados por uma correia.
Frequência
Coroa
ƒ (rps)
|
Frequência
pneu
ƒ (rps)
ƒ1.r1=ƒ2.r2
|
Período
Pneu
T (s)
T=1/f
|
Espaço percorrido(m)
S=C.fp
|
Vm
(m/s)
|
Vm
(Km/h)
x3,6
|
Velocidade angular
ω=Δθ/Δt
ω=Δθ. ƒp
|
Velocidade da correia
V=2.π.r.f
|
1rps
|
|||||||
2rps
|
|||||||
5rps
|
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